ANDES-SN se solidariza com greve das trabalhadoras e dos trabalhadores da construção civil
- ADUFOP
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O ANDES-SN divulgou, por meio da Circular 217/2025, publicada na última quinta-feira (15), uma nota de solidariedade às trabalhadoras e aos trabalhadores da construção civil de Fortaleza (CE), que estão em greve desde o dia 12 de maio. A paralisação, que reúne cerca de 3.500 operárias e operários, é motivada por uma série de reivindicações relacionadas à garantia de direitos trabalhistas e à melhoria das condições de trabalho.
Entre as pautas da categoria estão o acesso ao vale-combustível, a redução da jornada sem corte de salários, plano de saúde, o aumento do valor da cesta básica, melhores condições de alimentação e uma remuneração digna. As trabalhadoras e os trabalhadores denunciam a postura intransigente do patronato, que tem respondido com descaso, intolerância e tentativas de criminalização do movimento.
“Afirmamos que a luta das(os) operárias(os) de Fortaleza (CE) é legítima e expressa uma forma efetiva de resistência à lógica do capital, na qual setores como o da construção civil lucram imensamente — especialmente por meio da especulação imobiliária —, enquanto as(os) verdadeiras(os) responsáveis por esse lucro, as(os) trabalhadoras(es), são submetidas(os) a condições precárias de trabalho e, além disso, agora tratadas(os) como criminosas(os)”, destaca o texto.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF) aponta que o setor cresceu 25%, segundo o próprio sindicato patronal no ano de 2024, em comparação ao ano anterior e conseguiu alcançar a marca do Valor Geral de Vendas na ordem de R$8,5 bilhões. A previsão de que em 2025 é ultrapassar esse recorde de vendas e lucro.
Acesse a nota aqui
Foto de capa: Reprodução Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Distrito Federal (Sintsprev MG)
Fonte: ANDES-SN