Atualizado: 30 de nov. de 2020

Assembleia Geral ADUFOP prorroga o mandato da Diretoria e elege delegação para 10º CONAD Extraordinário A diretoria da ADUFOP realizou, na última quarta-feira (26/11/2020), Assembleia Geral On-line. A Assembleia foi presidida pela professora Kathiuça Bertollo e secretariada pelo professor André Mayer, respectivamente primeira tesoureira e presidente da ADUFOP. Os docentes aprovaram por unanimidade a prorrogação do mandato da atual diretoria da entidade até 26 de maio de 2021 — com início do Processo Eleitoral em 26 de março de 2021. A plenária também aprovou por unanimidade a delegação do 10ºCONAD Extraordinário, que será realizado em 1º de dezembro de 2020, on-line.

A presidente da mesa, professora Kathiuça Bertollo, iniciou a Assembleia com os informes da entidade. O reajuste anual do plano de saúde, após um processo exaustivo de negociação, foi de 12%. A UNIMED Inconfidentes iniciou as negociações com a proposta de 22,10%. Representantes das três entidades que compõem o convênio coletivo, a ADUFOP, o ASSUFOP e o SINASEFE-IFMG conseguiram uma redução de 10,1% abaixo do valor inicialmente proposto pela UNIMED.

Foi informado aos professores que a Diretoria da ADUFOP encaminhou ofício à reitoria da UFOP, no qual solicita providências a respeito da Resolução CEPE n°. 8.042 que “aprova normas para retomada do ano letivo 2020 para os cursos de graduação presenciais e regulamenta a oferta, em caráter especial, das atividades acadêmicas em formato remoto”. A principal preocupação da entidade expressa no documento é a gravação das aulas síncronas e direito de imagem dos docentes e discentes. O ofício será encaminhado aos docentes, assim como a Nota Técnica preliminar da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) referente: Ensino Remoto e o direito autoral e o direito de imagem dos(as) docentes. A discussão levantada com este informe sugeriu que, diante da resposta da administração central, os docentes possam avaliar os próximos passos para resguardar o direito de imagem.

A professora Kathiuça Bertollo convidou os participantes da plenária a participarem da ação promovida pela ADUFOP durante o mês de novembro até meados de dezembro. A ação consiste na divulgação de textos de pessoas negras com reflexões diversas referentes ao tema da Consciência Negra nas suas redes sociais, dando continuidade ao Dia Nacional de Combate ao Racismo. Os interessados em participar devem encaminhar mensagem nas redes sociais da ADUFOP ou pelo e-mail comunicacao@adufop.org.br.

Os docentes também foram informados das ações da Frente Mineira das Atingidas e da Atingidos pela Mineração (FLAMa-MG), frente que a ADUFOP constrói com outras entidades. Nos dias 16,17 e 18 de novembro foi realizado o Seminário “A mineração que queremos; II Encontro Regional por um novo modelo de mineração; II Jornada universitária de debates na mineração”. Ocorrem três debates que estão disponíveis na página da FLAMa-MG e da ADUFOP no Facebook. No dia 19 de novembro, foi elaborada uma carta final que também está disponível nas páginas das entidades. A professora Kathiuça Bertollo convidou os docentes para conhecerem as ações e aproximarem-se da Frente.

O último informe foi sobre a parceria do ANDES-SN com a editora Expressão Popular para publicações de obras. A parceria foi aprovada no 39º Congresso do ANDES-SN, realizado no início deste ano em São Paulo (SP). Além disso, foi incentivado que seções sindicais fizessem também essa parceria. Diante do convite as seções sindicais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Adunirio), da Federal do Ceará (Adufc), da Federal de Pelotas (Adufpel), da Federal de Ouro Preto (Adufop), da Federal Fluminense (Aduff) e a Fundação Rosa Luxemburgo organizaram-se para viabilizar a publicação da Nova Gazeta Renana– escritos sobre a revolução de 1848 – 1849. Serão 2 extensos volumes traduzidos pela profa. Livia Cotrin, in memoriam. A previsão de lançamento da publicação é no começo de dezembro, com live de lançamento da obra e uma entrevista com o prof. José Paulo Netto sobre Friedrich Engels. Em breve, a ADUFOP divulgará essas ações. A entidade receberá 200 exemplares da obra para distribuir entre seus sindicalizados.

O segundo ponto de pauta foi a prorrogação do mandato da Diretoria da ADUFOP até 26 de maio de 2021 — com início do Processo Eleitoral em 26 de março de 2021. A presidente da mesa fez um relato do motivo pelo qual houve a necessidade de prorrogar o mandato da atual diretoria. Ela explicitou que o Processo Eleitoral do ANDES-SN e a Pesquisa Paritária para Reitoria da UFOP foram realizadas em datas próximas e a ADUFOP, respectivamente como Seção Sindical e entidade organizadora, teve um importante trabalho nestes dois processos. Outro motivo expresso pela mesa foi a importância de defender a chapa eleita para Reitoria da UFOP. No atual governo, há um histórico de nomeação de interventores nas reitorias e a diretoria da ADUFOP considera que é preciso ter uma entidade disposta para essa luta e que as forças do sindicato devem ser direcionadas ao que é prioritário no momento, a nomeação da chapa eleita para Reitoria. Os docentes aprovaram por unanimidade a proposta.

O terceiro ponto da pauta foi a escolha do(a) delegado(a) para o 10ºCONAD Extraordinário, em 1º de dezembro de 2020 — Encontro Virtual. O CONAD será organizado pela Diretoria Nacional e terá como tema único “Posse da Diretoria do ANDES-SN para o Biênio 2020 – 2022”. Foram eleitos por unanimidade os docentes: Clarissa Rodrigues (DEQUI) como delegada, Rodrigo Ribeiro (DESSO), como observador/suplente de delegado e Luís Antônio Seixas (DEMIN), como observador.