top of page

Congresso do ANDES-SN debate conjuntura e aprova plano de lutas

  • ADUFOP
  • 12 de fev.
  • 3 min de leitura

O 43º Congresso do ANDES-SN foi realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro em Vitória (SP), tendo a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (ADUFES) como anfitriã. O evento reuniu mais de 600 docentes representantes de seções sindicais, para debater os principais desafios enfrentados pela categoria.


O tema central foi "Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”, reforçando a importância da organização sindical na defesa dos direitos docentes e da classe trabalhadora.


A delegação da ADUFOP, eleita em Assembleia, foi composta pelos/as docentes: Rodrigo Ribeiro, como delegado da Diretoria; Joana Amaral, Kathiuça Bertollo, Marlon Garcia, Eva Bessa, Wagner Curi e Paulo Assis como delegadas/os de base. A professora Clarissa Rodrigues também esteve presente representando a diretoria do Sindicato Nacional.

Da esquerda para direita: Wagner Curi, Rodrigo Ribeiro, Paulo Assis, Clarissa Rodrigues, Joana Amaral, Eva Bessa, Marlon Garcia, e Kathiuça Bertollo.
Da esquerda para direita: Wagner Curi, Rodrigo Ribeiro, Paulo Assis, Clarissa Rodrigues, Joana Amaral, Eva Bessa, Marlon Garcia, e Kathiuça Bertollo.

No debate do plano de luta do Setor das Federais, destacaram-se a crítica ao não cumprimento do acordo de greve por parte do governo federal e a discussão sobre ações para pressionar pelo cumprimento de todos os itens pactuados, inclusive aqueles que não dizem respeito às questões orçamentárias, em especial pelo fim do controle de ponto para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). 


Foi deliberado que o ANDES-SN manterá a mobilização da categoria para pressionar o governo Lula e o Congresso Nacional pela efetivação do Termo de Acordo de Greve e que, no caso de descumprimento do reajuste salarial, convoque rodada de assembleias para avaliar a construção de uma greve. Além disso, o Sindicato Nacional realizará uma reunião do Setor das Federais no final de fevereiro de 2025 para avaliar as ações para pressionar por celeridade para se receber o reajuste salarial.


Durante o Congresso foi realizado um ato antirracista, pela visibilidade trans e contra o desmonte da educação indígena no Pará. Durante o ato, o Coletivo de Negros e Negras do ANDES-SN denunciou o desrespeito a lei de cotas na UFES. Também foi aprovada a manutenção da campanha “Sou Docente Antirracista”. 

A delegação da ADUFOP entregou agendas e calendários para a Diretoria do ANDES-SN
A delegação da ADUFOP entregou agendas e calendários fruto do projeto "Resistências e (Re)Existências" para a Diretoria do ANDES-SN

Além disso, foi dado início ao processo que vai eleger a direção nacional para o biênio 2025 – 2027. Após a aprovação do regimento eleitoral, quatro chapas se inscreveram. São elas:


Chapa 1: ANDES pela base: diversidade e lutas!

Cláudio Mendonça (APRUMA) – Presidente 

Fernanda Vieira (UFRJ) – Secretária-Geral 

Sérgio Barroso (UESB) – 1º Tesoureiro


Chapa 2: Renova ANDES 

Nicole Louise Pontes (UFEPE) – Presidente 

Edson Franco de Moraes (UFPB) – Secretário-Geral 

Geverson Grzeszceszyn (Unicentro) – 1º Tesoureiro 


Chapa 3: ANDES Classista e de Luta 

Gean Santana (UEFS) – Presidente

Welbson Madeira (UFMA) – Secretário-Geral 

Soraia de Carvalho (UFPE) - 1ª Tesoureira


Chapa 4: Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional

Jailton Souza Lira (UFAL) – Presidente

Maria Carlotto (ADUFABC) – Secretária-Geral 

Mariuza Guimarães (ADUFMS) – 1ª Tesoureira


A eleição da nova diretoria do ANDES-SN acontece nos dias 7 e 8 de maio de 2025 concomitante com a eleição da ADUFOP.


Com informações do ANDES-SN


Saiba mais:















 
 
bottom of page