top of page

Delegação da ADUFOP participa do 68º Conad do ANDES-SN em Manaus(AM)

  • ADUFOP
  • há 39 minutos
  • 2 min de leitura

Docentes da UFOP participaram do 68º Conad do ANDES-SN, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre os dias 11 e 13 de julho. O evento teve como tema central  “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”. A delegação da ADUFOP foi composta pela professora Kathiuça Bertollo, como delegada e pelos/as professores/as Joana Amaral, Gilberto Januário, Marlon Garcia, Deborah Pessoa, Claudia Amaral, Maria Tereza de Freitas, Eva Bessa, Clarissa Rodrigues e Paulo Assis, como observadores/as.


Mais de 300 docentes de diversas instituições públicas de ensino do país participaram  do evento deliberativo organizado pela Associação dos Docentes da Ufam (Adua – Seção Sindical do ANDES-SN). Ao todo, foram 83 seções sindicais presentes, sendo duas convidadas, 80 delegadas e delegados, 194 observadoras e observadores, 34 diretoras e diretores nacionais, cinco convidadas e convidados, três acompanhantes, quatro crianças, além de 32 trabalhadores e trabalhadoras da imprensa, jurídico e administrativo do ANDES-SN e seções sindicais, totalizando 352 pessoas presentes no evento.


O Conad teve como objetivo atualizar o plano de lutas geral e os planos setoriais da categoria, aprovados no 43º Congresso, em Vitória (ES), além de apreciar a prestação de contas do último período. Esta edição também incluiu a cerimônia de posse da nova diretoria do ANDES-SN para o biênio 2025-2027.


Pautas de âmbito internacional foram aprovadas e que reforçam o apoio ao povo Palestino e Cubano. Ao que se refere às pautas da categoria docente destaca-se o debate em torno do enfrentamento a toda e qualquer forma de controle de frequência a partir do auxílio transporte, questão esta, que está ocorrendo na UFOP e está sendo questionada e enfrentada pela ADUFOP.


Ainda, foram aprovadas deliberações que reforçam a potencialização das lutas em defesa da UEMG. Este ataque caracteriza-se como uma ofensiva privatista do governo Zema sobre a educação e a universidade pública. Nesse sentido, a categoria docente aprovou “Que o ANDES-SN intensifique o apoio político, financeiro, jurídicos e estrutural à luta em defesa da UEMG contra os projetos de lei (3.733/2025 e 3.738/2025) do Governo Zema (NOVO) que visam à destruição da Universidade”. Nesse sentido, a ADUFOP reitera seu apoio à luta que vem sendo travada pela ADUEMG, DCE e organização dos TAE’s dessa importante universidade mineira.


O evento contou com o lançamento da revista Universidade e Sociedade nº 76 com um artigo da  professora Deborah Pessoa, do professor Marcelo Donizete, ambos da UFOP, e colaboradores externos.  Leia aqui: https://issuu.com/andessn/docs/revista_universidade_e_sociedade_-_edi_o_076. Também,  com a exposição “Ganância”, que denuncia os fatos que envolvem a Braskem em Maceió - Alagoas, em que a  professora Deborah  Pessoa é curadora.  


 
 
bottom of page