top of page

Movimentos fazem atos contra tarifaço de Trump nesta sexta-feira (1)

  • ADUFOP
  • há 52 minutos
  • 2 min de leitura

O primeiro dia de agosto será marcado por protestos em defesa da soberania nacional e contra as altas tarifas impostas, pelo governo de Donald Trump, aos produtos brasileiros nos Estados Unidos. Manifestantes devem se reunir, nesta sexta-feira (1), em frente a prédios diplomáticos estadunidenses e em áreas centrais de diversas cidades do país.

ree

Os atos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília acontecem nos consulados e na embaixada dos EUA, respectivamente. Já os de Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Recife, por exemplo, ocorrem no centro das capitais.


A manifestação foi convocada por entidades do movimento estudantil como União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, compostas por diversas entidades de movimentos populares, sociais e sindicais.


Para o ANDES-SN, o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano é a continuação do vergonhoso 8 de janeiro de 2023. O Sindicato Nacional denuncia que, não satisfeita em tentar destruir a ainda frágil democracia brasileira, a extrema direita agora quer livrar da cadeia a horda que tentou o golpe. A entidade chama a categoria docente a se somar aos atos e apoiar as mobilizações. Nessa quarta-feira (30), Trump assinou a ordem para iniciar a cobrança das tarifas, mas deixou setores estratégicos fora da taxação. O tarifaço, que passa a valer em 6 de agosto, eleva – salvo algumas exceções – o custo das exportações brasileiras aos EUA em 50%, atingindo setores do agro e tecnologia, entre outros.


A medida de Donald Trump utiliza da pressão econômica para cumprir uma agenda político ideológica, como pressionar o Brasil a recuar da regulação das big techs e tentar interferir no Poder Judiciário para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro, e alguns de seus apoiadores, de responsabilidade no plano de golpe de Estado frustrado, após perder as eleições de 2022.


Confira os locais e horários das manifestações confirmadas:

São Paulo (SP) – Consulado dos EUA, às 10h

Santos (SP) – Estação da Cidadania, às 17h

Salvador (BA) – Campo Grande, às 15h

Fortaleza (CE) – Praça da Bandeira, às 15h30

Rio de Janeiro (RJ) – Consulado dos EUA, às 18h

Brasília (DF) – Embaixada dos EUA, às 9h

Porto Alegre (RS) – Esquina Democrática, às 18h

Belo Horizonte (MG) – Praça Sete, às 17h

Manaus (AM) – Praça da Polícia, às 16h

Recife (PE) – Praça do Derby, às 15h30

São Luís (MA) – Praça Deodoro, às 15h

Curitiba (PR) – Boca Maldita, às 10h30 (dia 2 de agosto)


Fonte: ANDES-SN *Com informações do Brasil de Fato e Mídia Ninja

 
 
bottom of page