Conselho de Representantes da ADUFOP aprova prestação de contas e debate conjuntura atual
- ADUFOP
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

Em reunião realizada na última quinta-feira, 17 de julho, o Conselho de Representantes da ADUFOP aprovou por unanimidade a prestação de contas da entidade, referente ao período de janeiro a junho de 2025.
No primeiro momento da reunião, a apresentação das contas contou com a presença dos conselheiros, diretores da ADUFOP e representantes da CTC Contabilidade. A presidenta da ADUFOP, professora Kathiuça Bertollo, ressaltou a importância da responsabilidade financeira e da transparência, princípios que guiam o programa da chapa “Firmeza Política e Entusiasmo para Lutar” e serão assumidos pela gestão biênio 2025-2027.
Agenda da ADUFOP para o mês de agosto
A Diretoria da entidade informou aos presentes as atividades já programadas para o mês de agosto:
1º de agosto: Demarcação do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, com atividade no Auditório do ICSA, em Mariana, às 19h. A programação inclui apresentação cultural da Bateria Carabina e uma roda de conversa com a participação de Aida Anacleto, Solange Rodrigues, Luna Rosa Recaldes e Isis Silva Rosa.
14 de agosto: Minicurso “Introdução à Teoria Marxista da Dependência (TMD)”, na sede da ADUFOP, 16 às 19h.
15 de agosto: Lançamento do livro “Ruy Mauro Marini: Dependência e Revolução da América Latina: Textos Selecionados”, no ICSA, em Mariana, às 19h, com a participação dos organizadores da obra, Rodrigo Castelo e Fernando Correia Prado.
Além disso, foi divulgado o “Plebiscito Popular - Por um País mais Justo”. A iniciativa do plebiscito popular se posiciona contra a escala de trabalho 6x1, pela taxação dos super-ricos; pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e pela isenção do pagamento do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil e com maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil. Assine o plebiscito aqui.
Análise de conjuntura
A análise de conjuntura abordou temas de impacto local, estadual, nacional e internacional. No cenário internacional, destacou apoio à Palestina contra o genocídio promovido em Gaza e o bloqueio imposto a Cuba, questões que o ANDES-SN tem pautado em suas deliberações congressuais.
No cenário nacional, foram analisados os trâmites judiciais que envolvem uma possível condenação de Jair Bolsonaro pela responsabilidade no ato de 8 de janeiro de 2023, e a aprovação do “PL da Devastação” pela Câmara Federal, que aguarda sanção ou veto presidencial.
Em Minas Gerais, a ofensiva conservadora do governo Zema, com a tentativa de militarização das escolas, medida suspensa após a manifestação contrária de diversas unidades, e a proposta de privatização da UEMG através dos PLs nº 3.738/2025 e 3.733/2025 foram abordados. O 68º CONAD do ANDES-SN deliberou intensificar o apoio político, financeiro, jurídico e estrutural à luta em defesa da UEMG contra esses projetos.
Além disso, debateram o procedimento da PROGEP e da Reitoria da UFOP que atrela o pagamento do auxílio transporte ao controle da frequência docente. A diretoria da ADUFOP explicitou sua posição em nota de repúdio e discutiu o tema em Assembleia, realizada em 15 de julho.







